Entrada             Contactos              Telefones úteis             Ligações úteis              Atendimento      
    A-         A         A+    

:   Autarcas
:   Infraestruturas
:   Acessibilidades
:   Serviços
:   Caracterização
:   Associativismo
:   Códigos postais
:   Breve resenha
:   Ordenação Heraldica
:   Lendas e tradições
:   Património
:   Turismo
:   Festas e Romarias
:   Gastronomia
:   Artesanato
:   Paúl de Arzila
:   Galeria de Fotos
:   Reportagem Multimédia
:   Galeria de Vídeos
:   Fotos Antigas

  + NOTÍCIAS
    A-         A         A+    


Apresentação do Novo SITE (www.freguesiadeanobra.pt) e medidas Desportivas, Sociais e Culturais para a Freguesia de Anobra.

A Junta de Freguesia de Anobra apresentou oficialmente, no último dia 10 de Setembro, no Centro Cultural e Recreativo de Casal de São João, o seu novo SITE e futuras medidas, Desportivas, Sociais e Culturais para a Freguesia. Antecedeu a tais apresentações uma recepção com um "Porco no Espeto".

1) Recepção dos Convidados com "Porco no Espeto".

2) Boas vindas aos convidados em geral e em particular a alguns representantes de Entidades convidadas.
Sr. JOSÉ MONTEIRO (Tesoureiro da Junta de Freguesia de Anobra)
Fez as honras da “Casa”, ao agradecer a todos os presentes e elencando os representantes das Entidades convidadas e presentes:

CÂMARA MUNICIPAL DE CONDEIXA-A-NOVA
Responsável pelo Gabinete de Desporto: Prof. Fausto Pereira

BLOCO DE ESQUERDA
Eurodeputada: Marisa Matias
Líder  Parlamentar da bancada na Assembleia da República: Prof. José Manuel Pureza
Coordenadora Distrital: Prof.ª Catarina Martins e Prof. Serafim Duarte.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CONDEIXA-A-NOVA
Vice-Presidente da Direcção: Paulo Simões.
 
RESERVA NATURAL DO PAÚL DE ARZILA
Responsável:  Eng. Lino Nossa

FIGUEIRA VIVA - ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE PARA O DESENVOLVIMENTO
Directora Técnica: Dra. Vânia Duarte
 
3) Entrega de CD’s aos participantes nas Férias Irreverentes 2010.
Sr. Gustavo Pancas (Presidente da Junta de Freguesia de Anobra)
Entregou Cd’s personalizados, às crianças que participaram na iniciativa Férias Irreverentes 2010, organizada pela Junta de Freguesia de Anobra e promovida pela instituição Figueira Viva.

4) Apresentação do novo SITE.
Dra. Ana Apóstolo (Secretária da Junta de Freguesia de Anobra) 
Deu início à apresentação do SITE lendo mensagem do executivo no SITE:
Caro internauta, bem-vindo ao nosso SITE. Registamos com prazer a sua consulta. Cumpre-nos informar que o nosso propósito situa-se ao nível dos valores e princípios sociais, em que acreditamos, para a MUDANÇA da nossa Freguesia.
Na era das tecnologias da informação, é fundamental e imprescindível que a Junta disponha e utilize este meio para partilhar e receber toda e cada informação, de forma prática e eficaz. Procuraremos aumentar gradualmente os conteúdos disponíveis, não só para satisfazer a curiosidade daqueles que procuram descobrir um pouco mais acerca da Freguesia, mas também para permitir um conjunto de valências que facilite a interactividade entre a Junta e os cidadãos da Freguesia.
Que a vida política apresenta sinais de fragilidade a diversos níveis ninguém duvida: onde deveria reinar a tranquilidade, a disciplina do colectivo e o respeito pelas regras, emergem comportamentos individuais, muitas vezes desviantes, que progressivamente, se tornam perigosos, consubstanciando o que vem sendo conhecido por ausência de respeito pelo cidadão comum.
Enquanto Junta de Freguesia de Anobra, pretendemos manter um nível de colaboração e informação de excelência com todos os cidadãos da Freguesia de Anobra, tomando por base um campo de contributos que vai desde a simples ajuda em procedimentos administrativos até ao quadro de colaboração no desenvolvimento educativo, desportivo, cultural, social, ambiental, comercial e industrial da Freguesia.
 
Sr. Luís Guerra (Autor do SITE)
Apresenta o novo SITE da Freguesia de Anobra
 
1.ª ACTUAÇÃO: JOVEM ANTÓNIO FEZ SOLO DE VIOLINO.

5) Apresentação de futuras medidas, Desportivas, Sociais e Culturais para a Freguesia.
Sr. Gustavo Pancas (Presidente da Junta de Freguesia de Anobra)
Agradeceu à Sra. Cilene Correia a oferta feita à Junta de Freguesia de Anobra, de Mini Bus de 20 lugares.

Sr. Gustavo Pancas (Presidente da Junta de Freguesia de Anobra)
Declarou o seguinte para abrir a apresentação:

“Este Executivo, apesar das diferenças partidárias, está de muito boas relações com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, tendo negociado com a mesma ao longo destes meses de uma forma ordeira e responsável, tendo conseguido um excelente entendimento. Quanto às medidas que de seguida vamos apresentar, dizer apenas que um Executivo de uma Junta de Freguesia actual e moderna, não se pode limitar a passar certidões, licenças para canídeos e gatídeos, concessões de cemitério e aguardar que a Câmara Municipal desenvolva as obras necessárias para satisfazer a população. Temos de ir mais além.”
 

MEDIDAS DESPORTIVAS

 GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO
Foi apresentado o Prof. Mário Teixeira, atleta do Sporting Clube de Portugal , como Professor da Ginástica de Manutenção.

AULAS DE SURF GRATUITAS
No âmbito do Campeonato Mundial de Surf, FIGUEIRA PRO 2010, a Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva irá organizar aulas de Surf gratuitas para crianças dos 5 aos 15 anos, cujas participaram nas Férias Irreverentes 2010 e/ou se encontram matriculadas na Pré-Escola e EB1 de Anobra, a realizar dias 18 e 19 de Setembro, das 9  às 11 horas, na Surfing Figueira - Escola de Surf da Figueira da Foz, no Cabedelo.

AULAS DE SURF PARA ADULTOS não gratuitas.
A Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva irá organizar aulas de Surf  na Surfing Figueira - Escola de Surf da Figueira da Foz, no Cabedelo, para adultos.

ESCOLINHAS DE FUTEBOL EM ARZILA, JDR ARZILA  NO FUTURO CAMPO SINTÉCTICO.
A Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva irá protocolar com o JDR Arzila, no sentido de os jovens com mais de 7 anos da Freguesia de Anobra ingressarem na Escolinha de Futebol daquela colectividade.

KARATÉ.
A Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva propõe desenvolver na freguesia de Anobra o Karaté como actividade lúdica junto das classes jovens, tornando pertinentes os seus aspectos mais relevantes como organização, disciplina, respeito, solidariedade, auto-controlo e auto confiança, para crianças dos 3 aos 5 anos e dos 6 aos 10 anos.

ESCOLA DE DANÇAS LATINAS
A Junta de Freguesia de Anobra vai promover as Danças Latinas na Freguesia com a criação de uma Escola de Danças Latinas, promovidas pela Escola de Dança AFRIKLAVE.

2.ª ACTUAÇÃO: DEMONSTRAÇÃO DO PAR DE DANÇAS LATINAS, Renata Costa/Rui Cadimã.
 

MEDIDAS SOCIAIS

GABINETE DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL (INSTALAÇÕES DA JUNTA DE FREGUESIA DE ANOBRA) – DRA. AURORA MAIA TÉCNICA SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL.
 A Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva - Associação de Cooperação e Solidariedade para o Desenvolvimento pretende com tal Gabinete:
 Atendimento/Acolhimento dos clientes (população) e encaminhamento;
 Informar e esclarecer os clientes dos apoios a que têm direito e providenciá-los sempre que necessário (prestações por encargos familiares, desemprego, complemento por dependência, complemento solidário para idosos, distribuição alimentar);
 Visitas domiciliárias (quando necessário);
 Prevenir situações de exclusão;
 Informações / Relatórios Sociais;
 Articulação intra e inter-serviços (Segurança Social, SNS, etc).

FORMAÇÕES MODULARES
 A Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva - Associação de Cooperação e Solidariedade para o Desenvolvimento, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano, tipologia:
 2.3 - Formação Modular, irá realizar Formação, nas áreas de Contabilidade Fiscalidade, Ciências Informáticas e Segurança e Higiene no Trabalho. As acções irão iniciar em Outubro de 2010, em horário pós-laboral. Os formandos terão acesso a subsídio de alimentação e subsídio de transporte, quando aplicável.

CAMPANHA DO AGASSALHO
Campanha de recolha de Roupa de Outubro próximo até Natal, para entregar na Loja Social de Condeixa-a-Nova.

ACTIVIDADES PARA SENIORES
 A Junta de Freguesia de Anobra em parceria com a Instituição Figueira Viva propõe desenvolver na freguesia de Anobra um conjunto de actividades para idosos, no período entre Setembro a Dezembro de 2010. O objectivo desta proposta visa essencialmente proporcionar um convívio saudável, motivar a socialização, valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso, aumentando a sua auto-estima e autoconfiança. Propomos assim, incrementar a ocupação adequada do tempo livre por parte dos idosos, sobretudo para evitar que o tempo de ócio seja alienante e passivo.
Estas actividades serão realizadas mensalmente.

SALA ESTUDO DE APOIO PEDAGÓGICO
 A Junta de Freguesia de Anobra vai promover a Sala de estudo de Apoio Pedagógico para crianças do 1.º e 2.º Ciclo, com a ajuda dos Professores da Freguesia, tendo esta Sala de estudo como objectivo principal, o “aprender a estudar”.
 
3.ª ACTUAÇÃO: ACTUAÇÃO DE SR. JOÃO GALVÃO (SOLO DE GUITARRA)
 

 MEDIDAS CULTURAIS

CONCURSO DE FOTOGRAFIA  - TEMA “Freguesia de Anobra”
A Junta de Freguesia de Anobra vai organizar um Concurso de Fotografia cujo tema vai ser “Freguesia de Anobra”, que iniciará em 1 Outubro de 2010 e vai até 31 de Dezembro de 2010. Durante o mês de Janeiro de 2011 o júri reunirá os trabalhos e votará os mesmos. A pontuação do Júri significará 75% do resultado final e os outros 25 % ficará a cargo dos Internautas do SITE da Junta de Freguesia.

I FEIRA DA DOÇARIA DA FREGUESIA DE ANOBRA
A Junta de Freguesia de Anobra vai organizar a I Feira da Doçaria da Freguesia de Anobra, nos dias 9 e 10 de Outubro de 2010, no Centro Cultural e Recreativo de Casal de São João.

ESCOLA DE MÚSICA
A Junta de Freguesia de Anobra vai promover a aprendizagem de Música na Freguesia, com a criação de uma Escola de Música, a partir dos 6 anos, tendo apresentado o professor da mesma, Sr. Jorge Seiça.
 
4.ª ACTUAÇÃO: ACTUAÇÃO DO SR. JORGE SEIÇA (SOLO DE ACORDEÃO)

O Executivo da Junta de Freguesia agradeceu, em nome de toda a Freguesia de  Anobra, aos artistas que gratuitamente abrilhantaram a noite com as suas actuações, nomeadamente, ao jovem António e ao Sr. João Galvão, ambos "prata da casa", e aos futuros professores das Escolas de Danças Latinas e Música, respectivamente,   Sra. Renata Costa/Sr. Rui Cadimã e Sr. Jorge Seiça.
Um bem-haja pela colaboração!
 









nuno barreto
Olá, quero desta forma fazer reparo a um pormenor que acho de grande importância  e que nunca tinha detectado. A ferramenta que a página dispõe na barra superior entre o ícone do "facebook" e o motor de busca, que permite o manuseamento da dimensão dos caracteres. Bem pensado, porque o que para uns é fácil para outros é uma “barreira”.É por estas e por outras que uns são bons e outros apenas são mais ou menos…Quero deixar também os parabéns a todos os envolvidos (e quando digo envolvidos não é  em açúcar “glacê” nem em chocolate, mas sim em trabalho árduo) por mais uma feira da doçaria repleta de sucesso…


Tânia Raquel
Muito parabéns ao Executivo por mais uma iniciativa tão agradável como a Segunda Edição da Feira da Doçaria, que em muito valoriza a nossa Freguesia.


Duarte Pessoa
Estou francamente satisfeito por verificar que uma freguesia do meu concelho, a que estou ligado por ter sido local de nascimento do meu sogro e onde possuo alguns bens, apresenta um "site" que bem pode servir de exemplo a todo o concelho; demonstra um trabalho, empenho, vontade e saber dignos dos maiores encómios.


margarida cruz
nem sempre fazemos a vontade a todos , continuem  sempre em frente


pratas
parabens a todo o executivo pelo dinamismo e pelo excelente trabalho que estão a fazer.


jose alberto teixeira de brito
Foi com agradável surpresa que, após o funeral da minha Mãe, no dia de Natal, recebemos do  Presidente da Junta a notícia de que tinham uma Assistente Social ou Psicóloga (não temos a certeza qual) que visitava a família, para lhes dar uma ajuda no desgosto da partida de um ente querido. Tenho que vos felicitar pois parece-me uma boa ajuda para quem, muitas vezes, fica sozinho.  


José Neves
Embora já tivesse conhecimento do vosso site (através de uma agradável conversa, como sempre, com o Gustavo) sinceramente nunca me tinha dado ao trabalho de por aqui dar uma vista de olhos. Pois confesso que estou bastante impresionado, não só pela qualidade que é excelente mas também pelo seu contúdo. Desse conteúdo, destaco  exactamente este forum. Aqui, as pessoas podem manifestar o seu agrado ou vice-versa em relação ao vosso trabalho e iniciativas, dando assim e também, voz ao povo que, como todos sabemos - ou devíamos saber - é soberano, embora este se encontre já representado na Asembleia de Freguesia. É sem dúvida uma boa maneira de incentivar o povo à participação activa nos problemas da Freguesia. É assim que a democracia deve funcionar.Tive o prazer de ter assistido à feira da doçaria  no Casal S. João, o que achei admirável, uma iniciativa daquelas com tanta involvência logística não é nada fácil de organizar. Estão de parabéns. Quanto ao local onde foi realizada achei muito bem a vossa escolha. Neste momento na freguesia não tinham melhor e, além disso, acho muito bem que se faça a descentralização.Continuem assim que vão no bom caminho. Contudo, nunca marginalizem nem desprezem os adversários políticos, só todos juntos levarão a freguesia para a frente.José Neves


isabel carvalho
Gostaria de vos felicitar pela optima ideia de realizar estes eventos e de promover a freguesia de Anobra;  Estou a ganhar vontade para me inscrever nas aulas de danças latinas-4º feira vou espreitar...


Olga
Muitos parabéns pela vossa iniciativa em promover a Feira da Doçaria. Foram momentos muito agradáveis, de convívio e boa disposição. Continuem assim. Obrigada a todos os que trabalharam para que este evento se realizasse.


Olga
Que pena a I Feira da Doçaria de Anobra não ser em Anobra!


Alguém de Arzila
A Anobra está a dar uma grande lição a todas as Freguesias vizinhas...Lamento que a minha Freguesia (Arzila) não consiga progredir o mínimo e sair da mediocridade instalada pelas guerras políticas e ganância de poder. Ganância essa que resulta apenas em vaidade, copo e bucha..Os meus sinceros Parabéns ao executivo da Junta de Freguesia da Anobra e bom trabalho para o Futuro.


António Cerca
Achei interessante a vossa proposta sobre a baixa do IMI. Só falta saber quem votou contra, quem se absteve se foi o caso e quem votou a favor. Cada vez mais é necessário sabermos quem faz o quê.Um abraço,António Cerca




 
60276 visitas até ao momento.